Apropriações
Tadeu Chiarelli
Num primeiro olhar, esses trabalhos do artista pouco ou nada parecem trazer de inusitado. Pelo contrário: típicas pinturas naturalistas dedicadas à fauna, de início, o único fato a estranhar é esses trabalhos aparentemente de cunho didático ( parecendo terem sido feitos para velhas aulas de biologia) estarem numa exposição de arte contemporânea. No entanto, quando nos postamos frente a essas imagens meticulosamente pintadas, vamos percebendo aos poucos que ali não se trata exatamente de representações naturalistas de animais que povoam o cotidiano das matas do país.
Na seqüência, percebemos também que , de fato, a verdade supostamente inerente à estética naturalista não passa de um mito passível de ser questionado por um talento mais perverso. Como se tivesse deixado se impregnar pelo espírito de um artista viajante europeu ou americano do século XIX – tornado completamente louco frente à exuberância e ao esplendor da natureza brasileira – , Walmor B. Corrêa pinta seres totalmente improváveis , muito embora possuam uma familiaridade tornada horripilante.
Híbridos de mamíferos e insetos , pássaros e peixes , mamíferos e aves , mamíferos e peixes, esses seres criados por Walmor B. Corrêa falam de um mundo fantástico, representam a taxidermia de uma fauna fantástica que perturbam nossa percepção , sobretudo pelo fato de que , na atualidade, eles não se apresentarem mais como meras alucinações artísticas , mas como possibilidades científicas… …esse arquivo de animais metamorfoseados e representados nas pinturas de Walmor B. Corrêa desafia nossa crença na verdade da estética do natural, embora, como foi dito, sinalize para uma natureza transformada em puro artifício e arbitrariedade.
Appropriations
Tadeu Chiarelli
Prominent among the bizarre collection in attendance at the Appropriations/collections exhibition are Walmor B. Corrêa’s dioramas and small-format paintings. At first sight, these works seem to hold little or nothing out of the ordinary. On the contrary: they are typical naturalistic paintings of animal life. In principle, the only unusual thing worth mentioning is that these apparently educational works ( they seem made for biology classes in the past) are to be found in an exhibition of contemporary art. However, when standing before these meticulously painted images, we slowly realize, they are not quite naturalistic representations of wild animals found in the forests of Brazil.
We also realize that the truth suupposedly inherent in naturalistic aesthetics is no more than a myth and it is open to being challenged by a most perverse talent. As if imbued by the spirit of a 19th –century European or U.S. travelling artist who had completely lost his mind over the exuberance and splendor of Brazil’s natural environmet, Corrêa paints improbable beings that, however, have a spine-tingling familiarity about them.
The artist’s creatures are hybrid mammals and insects, birds and fish, mammals and birds, mammals and fish. They point to a whimsical world and represent the taxidermy of a fantastic widlife that boggles our mind, all the more so because, in today’s world, they are no longer mere artistic hallucinations, but actual scientific possibilities. …this archive of metamorphosed wildlife represented in Walmor Corrêa’s painting challenges our faith in th e truth of natural aesthetics. As we have mentioned, it points to a nature transformed into sheer artifice and arbitrariness.